O estudo do tempo e do clima ocupa uma posição central e importante no amplo campo da ciência ambiental.


J.O. AYOADE
INTRODUÇÃO À CLIMATOLOGIA PARA OS TRÓPICOS (1991)

...Quase pássaro nenhum canta agora, na seca...


JOÃO GUIMARÃES ROSA
TRECHO DO ROMANCE NOITES DO SERTÃO

...podemos extrair vários pontos de relevância na abordagem geográfica do clima.


CARLOS AUGUSTO DE FIGUEIREDO MONTEIRO
O ESTUDO GEOGRÁFICO DO CLIMA (1999)

...devemos prosseguir em atividade, trabalhando com os meios ao nosso alcance pois há uma tarefa enorme a realizar, cujas perspectivas são ilimitadas, sobretudo nas latitudes tropicais onde tanto está ainda por investigar no domínio atmosférico.


JOSÉ BUENO CONTI
CIRCULAÇÃO SECUNDÁRIA E EFEITO OROGRÁFICO NA GÊNESE DAS CHUVAS NA REGIÃO LESNORDESTE PAULISTA (1973)

...Despontam vivendas pobres; algumas desertas pela retiradas dos vaqueiros que a seca espavoriu...


EUCLIDES DA CUNHA
TRECHO DO ROMANCE OS SERTÕES

Le temps est une combinaison éphémere (um instant ou quelques jours, sulvant l´approximation), mais concréte...Le climat, au contraire, n´apparait qu´anprés l´´tude patiente ET methodique d´une longue período...


PIERRE PÉDELABORDE (1970)
INTRODUCTION A L´ÉTUDE SCIENTIFIQUE DU CLIMAT

Conhecer a atmosfera do planeta Terra é uma das aspirações que vêm sendo perseguidas pela humanidade desde os tempos mais remotos.


FRANCISCO MENDONÇA E INÊS MORESCO DANNI-OLIVEIRA (2007)
CLIMATOLOGIA:NOÇÕES BÁSICAS E CLIMAS DO BRASIL

Em nenhuma parte do mundo o regime de precipitação pluviométrica é distribuído igualmente.


EDMON NIMER E ANA MARIA P.M. BRANDÃO
BALANÇO HÍDRICO E CLIMA DA REGIÃO DOS CERRADOS (1989)

Configura-se, assim, o eterno dilema da Climatologia Geográfica: primeiro destruir para depois recompor ou ir direto a gênese dos fenômenos?


JOÃO AFONSO ZAVATTINI E MARCOS NOBERTO BOIN
CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA: TEORIA E PRÁTICA DE PESQUISA (2013)

Ao longo dos séculos, os observadores do céu, como agricultores, pastores e navegantes, acumularam conhecimentos práticos que permitiram compreender melhor as mudanças do tempo.


PROJETO BRASILEIRO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O TEMPO E O CLIMA (1980)

Prorrogação do mandato da Diretoria e Conselhos da ABClima

Prezados (as) Srs. (as),



Vimos por meio desta, informar aos associados da ABClima, que em função do adiamento do XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica para agosto de 2021, decorrente do cenário de crise epidemiológica instalada no país e no mundo em função do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) causador da COVID-19 e seus desdobramentos, a sucessão da diretoria e conselhos foi inviabilizada.

Segundo o estatuto da ABClima, nos seus artigos 35 -- "As eleições para todos os cargos da Associação Brasileira De Climatologia far-se-ão por voto direto, em escrutínio secreto, em reunião extraordinária da Assembleia Geral para o Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal" (...) e 36 -- "As eleições serão realizadas concomitantemente com os Simpósios Brasileiros de Climatologia Geográfica".



Deste modo, com o adiamento do XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica a Diretoria Executiva convocou reunião do Conselho Deliberativo para debater a questão, pois ainda segundo o estatuto da ABClima, Artigo 17, "O Conselho Deliberativo é o órgão da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CLIMATOLOGIA a quem compete: (...) Parágrafo 2º - deliberar, em nome do Corpo Social, sobre quaisquer assuntos e casos omissos no presente Estatuto "ad referendum" da Assembleia Geral;".



A questão foi amplamente debatida pelo Conselho Deliberativo, que diante da conjuntura atual e de suas atribuições estatutárias decidiu pela prorrogação do mandado da atual Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal até agosto de 2021, quando será realizado o XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica. Os mandatos, da diretoria e dos conselhos, eleitos em João Pessoa em agosto de 2021, permanecerão vinculados ao SBCG, com duração de dois anos.



A Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo solicitam que, caso os Associados queiram se manifestar quanto a esse tema, utilizem os canais oficiais da ABClima, sendo eles: comunicacaoabclima@gmail.com; https://www.facebook.com/abclimatologia.



Atenciosamente,

Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Climatologia

(Gestão 2018 -- 2020)



Documento disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1VTnxG1i9aOEqwO_rHtcKRXruBTUPCZPT/view

© 2020 - ABClima - Todos os direitos reservados.
Idealização e desenvolvimento: Charlei A. da Silva (2013/2014)
Programação: Excla!m