O estudo do tempo e do clima ocupa uma posição central e importante no amplo campo da ciência ambiental.


J.O. AYOADE
INTRODUÇÃO À CLIMATOLOGIA PARA OS TRÓPICOS (1991)

Ao longo dos séculos, os observadores do céu, como agricultores, pastores e navegantes, acumularam conhecimentos práticos que permitiram compreender melhor as mudanças do tempo.


PROJETO BRASILEIRO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O TEMPO E O CLIMA (1980)

Qualquer classificação climática deve acompanhar de perto a realidade viva.


MAX SORRE
OBJETO E MÉTODO DA CLIMATOLOGIA (1934)

Conhecer a atmosfera do planeta Terra é uma das aspirações que vêm sendo perseguidas pela humanidade desde os tempos mais remotos.


FRANCISCO MENDONÇA E INÊS MORESCO DANNI-OLIVEIRA (2007)
CLIMATOLOGIA:NOÇÕES BÁSICAS E CLIMAS DO BRASIL

Ninguém sabe exatamente o que move o pêndulo climático.


BRIAN FAGAN
O AQUECIMENTO GLOBAL: A INFLUÊNCIA DO CLIMA NO APOGEU E DECLÍNIO DAS CIVILIZAÇÕES (2009)

...devemos prosseguir em atividade, trabalhando com os meios ao nosso alcance pois há uma tarefa enorme a realizar, cujas perspectivas são ilimitadas, sobretudo nas latitudes tropicais onde tanto está ainda por investigar no domínio atmosférico.


JOSÉ BUENO CONTI
CIRCULAÇÃO SECUNDÁRIA E EFEITO OROGRÁFICO NA GÊNESE DAS CHUVAS NA REGIÃO LESNORDESTE PAULISTA (1973)

....Podemos falar então em cadeias de tipos de tempo. O estudo delas levar-nos-á à compreensão do ritmo, que é a essência do clima.


ANTONIO CARLOS TAVARES
O CLIMA LOCAL DE CAMPINAS (1974)

...o ambiente atmosférico é corresponsável na diversificação espacial do complexo geográfico..


WALTER CECILIO BRINO
CONTRIBUIÇÕES À DEFINIÇÃO CLIMÁTICA DA BACIA DO RIO CORUMBATAÍ...(1973)

Los temas estudiados por La climatologia están intimamente entremezclados com los hechos que se producen em La vida de todos los dias.


A. AUSTIN MILLER (1957)
CLIMATOLOGIA

...para o geógrafo, considerar o clima como sendo resultado de uma média é transformá-lo em uma generalização.


ERCÍLIA TORRES STEINKE
CLIMATOLOGIA FÁCIL (2012)

XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica

João Pessoa sediará XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica

Evento está marcado para ocorrer entre os dias 10 e 14 de novembro de 2020.
O XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, que ocorrerá em novembro do próximo ano, já tem local definido: João Pessoa, capital da Paraíba. Ocorrendo de forma bienal desde a década de 1990, o evento reúne pesquisadores e estudantes da área de Climatologia de instituições de todo o Brasil, além de, também, presenças do exterior.

Acesse a Primeira Circular do evento:
https://static.wixstatic.com/ugd/669532_4c63ad71e0ea483caf187dc96b4e5f0b.pdf?fbclid=IwAR03c8Rz09tpT4VN9SdzSJYff1Q43cmkP6wL4OpgAIdodOXny0sIBj9TiSk

O evento trará a seguinte temática: Saberes acadêmicos, populares e institucionais em Climatologia: contextos para uma agenda socioambiental. Em meio aos ataques sofridos pela Ciência Brasileira, o evento surge como uma oportunidade para que os pesquisadores da área possam reforçar a própria legitimidade, sobretudo no que diz respeito ao Clima, área muito atacada pelo governo conservador, que prefere acreditar em teorias da conspiração e deixar de ouvir os cientistas.

Na sua 15ª edição, o evento será sediado no Nordeste pela quarta vez. A última edição nordestina foi em Fortaleza, no ano de 2010. Assim, dez anos depois, o maior evento da Climatologia Brasileira voltará ao Nordeste, atraindo os pesquisadores para as belíssimas paisagens paraibanas que ocorrem do Litoral ao Sertão.

O Simpósio, que está em processo de planejamento, será organizado pelo Laboratório de Climatologia Geográfica da Universidade Federal da Paraíba - CLIMAGEO/UFPB, em parceria com a Associação Brasileira de Climatologia - ABCLIMA. Em breve, será divulgado o site do evento com informações sobre programação, cronograma, inscrições, dentre outras.

Por enquanto, é possível acompanhar as movimentações sobre o XIV SBCG nas redes sociais (Instagram e Facebook). Links abaixo:
instagram.com/xiv.sbcg
facebook.com/xivsbcg

Galeria de fotos

  • © 2022 - ABClima - Todos os direitos reservados.
    Idealização e desenvolvimento: Charlei A. da Silva (2013/2014)
    Programação: Excla!m