Le temps est une combinaison éphémere (um instant ou quelques jours, sulvant l´approximation), mais concréte...Le climat, au contraire, n´apparait qu´anprés l´´tude patiente ET methodique d´une longue período...


PIERRE PÉDELABORDE (1970)
INTRODUCTION A L´ÉTUDE SCIENTIFIQUE DU CLIMAT

Os estudos na área de Climatologia contribuem, de forma cada vez mais intensa, no entendimento das relações dos eventos climáticos com a sociedade.


MARCOS ALEXANDRE MILANESI E EMERSON GALVANI
IN CLIMATOLOGIA APLICADA: RESGATE AOS ESTUDOS DE CASO (2012)

Conhecer a atmosfera do planeta Terra é uma das aspirações que vêm sendo perseguidas pela humanidade desde os tempos mais remotos.


FRANCISCO MENDONÇA E INÊS MORESCO DANNI-OLIVEIRA (2007)
CLIMATOLOGIA:NOÇÕES BÁSICAS E CLIMAS DO BRASIL

...Em virtude da inexistência de uma teoria sobre o clima mundial, o mecanismo das variações climáticas ainda é insuficientemente explicado


JOSÉ BUENO CONTI
CONSIDERAÇÕES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS (2000)

Los temas estudiados por La climatologia están intimamente entremezclados com los hechos que se producen em La vida de todos los dias.


A. AUSTIN MILLER (1957)
CLIMATOLOGIA

Entonce o nortista Pensando consigo Diz: isso é castigo não chove mais não...


PATATIVA DO ASSARÉ
TRISTE PARTIDA

O sistema climático é complexo, não linear e, à luz do conhecimento atual dos fenômenos físicos, não é possível predizer com baixo grau de incerteza como o sistema reagirá em relação a todas as alterações a que ele está sujeito.


LUCI HIDALGO NUNES (2009)
IN POPULAÇÃO E MUDANÇA CLIMÁTICA: DIMENSÕES HUMANAS DAS MUDANÇAS AMBIENTAIS GLOBAIS

...Os estudos de clima urbano têm sido justificados pela expressão que as cidades tomaram nos últimos anos...


MARGARETE C. DE COSTA T. AMORIM
IN OS CLIMAS DAS CIDADES BRASILEIRAS (2002)

...Despontam vivendas pobres; algumas desertas pela retiradas dos vaqueiros que a seca espavoriu...


EUCLIDES DA CUNHA
TRECHO DO ROMANCE OS SERTÕES

Qualquer classificação climática deve acompanhar de perto a realidade viva.


MAX SORRE
OBJETO E MÉTODO DA CLIMATOLOGIA (1934)

XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica

João Pessoa sediará XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica

Evento está marcado para ocorrer entre os dias 10 e 14 de novembro de 2020.
O XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, que ocorrerá em novembro do próximo ano, já tem local definido: João Pessoa, capital da Paraíba. Ocorrendo de forma bienal desde a década de 1990, o evento reúne pesquisadores e estudantes da área de Climatologia de instituições de todo o Brasil, além de, também, presenças do exterior.

Acesse a Primeira Circular do evento:
https://static.wixstatic.com/ugd/669532_4c63ad71e0ea483caf187dc96b4e5f0b.pdf?fbclid=IwAR03c8Rz09tpT4VN9SdzSJYff1Q43cmkP6wL4OpgAIdodOXny0sIBj9TiSk

O evento trará a seguinte temática: Saberes acadêmicos, populares e institucionais em Climatologia: contextos para uma agenda socioambiental. Em meio aos ataques sofridos pela Ciência Brasileira, o evento surge como uma oportunidade para que os pesquisadores da área possam reforçar a própria legitimidade, sobretudo no que diz respeito ao Clima, área muito atacada pelo governo conservador, que prefere acreditar em teorias da conspiração e deixar de ouvir os cientistas.

Na sua 15ª edição, o evento será sediado no Nordeste pela quarta vez. A última edição nordestina foi em Fortaleza, no ano de 2010. Assim, dez anos depois, o maior evento da Climatologia Brasileira voltará ao Nordeste, atraindo os pesquisadores para as belíssimas paisagens paraibanas que ocorrem do Litoral ao Sertão.

O Simpósio, que está em processo de planejamento, será organizado pelo Laboratório de Climatologia Geográfica da Universidade Federal da Paraíba - CLIMAGEO/UFPB, em parceria com a Associação Brasileira de Climatologia - ABCLIMA. Em breve, será divulgado o site do evento com informações sobre programação, cronograma, inscrições, dentre outras.

Por enquanto, é possível acompanhar as movimentações sobre o XIV SBCG nas redes sociais (Instagram e Facebook). Links abaixo:
instagram.com/xiv.sbcg
facebook.com/xivsbcg

Galeria de fotos

  • © 2020 - ABClima - Todos os direitos reservados.
    Idealização e desenvolvimento: Charlei A. da Silva (2013/2014)
    Programação: Excla!m