Os estudos na área de Climatologia contribuem, de forma cada vez mais intensa, no entendimento das relações dos eventos climáticos com a sociedade.


MARCOS ALEXANDRE MILANESI E EMERSON GALVANI
IN CLIMATOLOGIA APLICADA: RESGATE AOS ESTUDOS DE CASO (2012)

Ao longo dos séculos, os observadores do céu, como agricultores, pastores e navegantes, acumularam conhecimentos práticos que permitiram compreender melhor as mudanças do tempo.


PROJETO BRASILEIRO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O TEMPO E O CLIMA (1980)

...o ambiente atmosférico é corresponsável na diversificação espacial do complexo geográfico..


WALTER CECILIO BRINO
CONTRIBUIÇÕES À DEFINIÇÃO CLIMÁTICA DA BACIA DO RIO CORUMBATAÍ...(1973)

Entonce o nortista Pensando consigo Diz: isso é castigo não chove mais não...


PATATIVA DO ASSARÉ
TRISTE PARTIDA

Em nenhuma parte do mundo o regime de precipitação pluviométrica é distribuído igualmente.


EDMON NIMER E ANA MARIA P.M. BRANDÃO
BALANÇO HÍDRICO E CLIMA DA REGIÃO DOS CERRADOS (1989)

....Podemos falar então em cadeias de tipos de tempo. O estudo delas levar-nos-á à compreensão do ritmo, que é a essência do clima.


ANTONIO CARLOS TAVARES
O CLIMA LOCAL DE CAMPINAS (1974)

...Despontam vivendas pobres; algumas desertas pela retiradas dos vaqueiros que a seca espavoriu...


EUCLIDES DA CUNHA
TRECHO DO ROMANCE OS SERTÕES

O estudo do tempo e do clima ocupa uma posição central e importante no amplo campo da ciência ambiental.


J.O. AYOADE
INTRODUÇÃO À CLIMATOLOGIA PARA OS TRÓPICOS (1991)

Os ventos começavam a soprar mais espertos e como agitavam as almas das coisas, arrancando do torpor para a vida.


GRAÇA ARANHA
TRECHO DO ROMANCE CANAÃ

Configura-se, assim, o eterno dilema da Climatologia Geográfica: primeiro destruir para depois recompor ou ir direto a gênese dos fenômenos?


JOÃO AFONSO ZAVATTINI E MARCOS NOBERTO BOIN
CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA: TEORIA E PRÁTICA DE PESQUISA (2013)

Boletim Informativo da ABClima Nº4 (2019)

A Diretoria da Associação Brasileira de Climatologia comunica a retomada da publicação do BOLETIM INFORMATIVO da ABClima.





Trata-se de uma iniciativa para ampliar os espaços de divulgação da entidade, apresentando de forma resumida a participação e a produção científica dos pesquisadores da Climatologia do Brasil em eventos, projetos de pesquisas, ensaios e outras reflexões no âmbito da Geografia, Climatologia e áreas afins.





Na Edição Nº4 (2019), apresenta-se os desafios e perspectivas da ABClima, escrito pela Diretora-Presidente Professora Dra. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim (UNESP-Presidente Prudente); a participação de pesquisadores brasileiros no XXXII Colóquio da Associação Internacional de Climatologia, ocorrido na Grécia, com a colaboração da Professora Msc. Gabriela Goudard (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG); o relato da Professora Dra. Dra. Juliana Maria Oliveira Silva (Universidade Regional do Cariri) sobre os trabalhos da ABClima no XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e no XIII Encontro Nacional da ANPEGE; a participação de pesquisadores na 10º Conferência Internacional de Clima Urbano, ocorrida em Nova Iorque, com a colaboração do Professor Dr. Antônio Oscar Júnior (Universidade Estadual do Rio de Janeiro); a participação da Professora Dra. Erika Collischonn (Universidade Federal de Pelotas) no XIII Encontro de Geógrafos da América Latina, realizado no Equador. Ilustra-se informações importantes sobre o XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica 2020, que será realizado na cidade de João Pessoa-PB, pelo Prof. Dr. Dr. Marcelo de Oliveira Moura (Universidade Federal da Paraíba). Finalmente, o relato do Dr. Emerson Galvani, Diretor Científico da ABClima Gestão 2018 2020 e Professor da Universidade de São Paulo, sobre a participação no Seminário de Periódicos de Geografia e os desafios futuros da Revista Brasileira de Climatologia (RBClima).





Acesse o arquivo em PDF no endereço eletrônico: http://abclima.ggf.br/arquivos/obrasclimatologia/56/Boletim_Informativo_ABClima_n4_2019.pdf





A próxima edição do Boletim Informativo da ABClima será publicada em abril de 2020. Convidamos os (as) interessados (as) a enviar seus manuscritos até o dia 15 de abril de 2020. Ao final do Boletim Informativo há informações sobre a forma de submissão dos textos.





A Diretoria da Associação Brasileira de Climatologia deseja um excelente 2020 para todas e todos.

© 2020 - ABClima - Todos os direitos reservados.
Idealização e desenvolvimento: Charlei A. da Silva (2013/2014)
Programação: Excla!m