...A intensidade de urbanização, expressa em termos de espaço físico construído, altera significativamente o clima.


MAGDA ADELAIDE LOMBARDO
ILHA DE CALOR NAS METRÓPOLES: O EXEMPLO DE SÃO PAULO (1985)

...Quase pássaro nenhum canta agora, na seca...


JOÃO GUIMARÃES ROSA
TRECHO DO ROMANCE NOITES DO SERTÃO

É impressionante como o cheiro que exala do solo recém molhado pela chuva me faz lembrar de minha avó. Lembro-me de vê-la falar....Esta é melhor para se beber, é água de chuva.


CHARLEI APARECIDO DA SILVA
Dissertação da Mestrado (2001)

...Os estudos de clima urbano têm sido justificados pela expressão que as cidades tomaram nos últimos anos...


MARGARETE C. DE COSTA T. AMORIM
IN OS CLIMAS DAS CIDADES BRASILEIRAS (2002)

Le temps est une combinaison éphémere (um instant ou quelques jours, sulvant l´approximation), mais concréte...Le climat, au contraire, n´apparait qu´anprés l´´tude patiente ET methodique d´une longue período...


PIERRE PÉDELABORDE (1970)
INTRODUCTION A L´ÉTUDE SCIENTIFIQUE DU CLIMAT

Conhecer a atmosfera do planeta Terra é uma das aspirações que vêm sendo perseguidas pela humanidade desde os tempos mais remotos.


FRANCISCO MENDONÇA E INÊS MORESCO DANNI-OLIVEIRA (2007)
CLIMATOLOGIA:NOÇÕES BÁSICAS E CLIMAS DO BRASIL

Ao longo dos séculos, os observadores do céu, como agricultores, pastores e navegantes, acumularam conhecimentos práticos que permitiram compreender melhor as mudanças do tempo.


PROJETO BRASILEIRO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O TEMPO E O CLIMA (1980)

Los temas estudiados por La climatologia están intimamente entremezclados com los hechos que se producen em La vida de todos los dias.


A. AUSTIN MILLER (1957)
CLIMATOLOGIA

...olha vai chover, depois vai fazer frio, os paturis estão passando. Não esquece de levar blusa!


DONA HELENA
CONHECIMENTO POPULAR...CARINHO DE MÃE

...devemos prosseguir em atividade, trabalhando com os meios ao nosso alcance pois há uma tarefa enorme a realizar, cujas perspectivas são ilimitadas, sobretudo nas latitudes tropicais onde tanto está ainda por investigar no domínio atmosférico.


JOSÉ BUENO CONTI
CIRCULAÇÃO SECUNDÁRIA E EFEITO OROGRÁFICO NA GÊNESE DAS CHUVAS NA REGIÃO LESNORDESTE PAULISTA (1973)

Boletim Informativo da ABClima Nº4 (2019)

A Diretoria da Associação Brasileira de Climatologia comunica a retomada da publicação do BOLETIM INFORMATIVO da ABClima.





Trata-se de uma iniciativa para ampliar os espaços de divulgação da entidade, apresentando de forma resumida a participação e a produção científica dos pesquisadores da Climatologia do Brasil em eventos, projetos de pesquisas, ensaios e outras reflexões no âmbito da Geografia, Climatologia e áreas afins.





Na Edição Nº4 (2019), apresenta-se os desafios e perspectivas da ABClima, escrito pela Diretora-Presidente Professora Dra. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim (UNESP-Presidente Prudente); a participação de pesquisadores brasileiros no XXXII Colóquio da Associação Internacional de Climatologia, ocorrido na Grécia, com a colaboração da Professora Msc. Gabriela Goudard (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG); o relato da Professora Dra. Dra. Juliana Maria Oliveira Silva (Universidade Regional do Cariri) sobre os trabalhos da ABClima no XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e no XIII Encontro Nacional da ANPEGE; a participação de pesquisadores na 10º Conferência Internacional de Clima Urbano, ocorrida em Nova Iorque, com a colaboração do Professor Dr. Antônio Oscar Júnior (Universidade Estadual do Rio de Janeiro); a participação da Professora Dra. Erika Collischonn (Universidade Federal de Pelotas) no XIII Encontro de Geógrafos da América Latina, realizado no Equador. Ilustra-se informações importantes sobre o XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica 2020, que será realizado na cidade de João Pessoa-PB, pelo Prof. Dr. Dr. Marcelo de Oliveira Moura (Universidade Federal da Paraíba). Finalmente, o relato do Dr. Emerson Galvani, Diretor Científico da ABClima Gestão 2018 2020 e Professor da Universidade de São Paulo, sobre a participação no Seminário de Periódicos de Geografia e os desafios futuros da Revista Brasileira de Climatologia (RBClima).





Acesse o arquivo em PDF no endereço eletrônico: http://abclima.ggf.br/arquivos/obrasclimatologia/56/Boletim_Informativo_ABClima_n4_2019.pdf





A próxima edição do Boletim Informativo da ABClima será publicada em abril de 2020. Convidamos os (as) interessados (as) a enviar seus manuscritos até o dia 15 de abril de 2020. Ao final do Boletim Informativo há informações sobre a forma de submissão dos textos.





A Diretoria da Associação Brasileira de Climatologia deseja um excelente 2020 para todas e todos.

© 2020 - ABClima - Todos os direitos reservados.
Idealização e desenvolvimento: Charlei A. da Silva (2013/2014)
Programação: Excla!m