Los temas estudiados por La climatologia están intimamente entremezclados com los hechos que se producen em La vida de todos los dias.


A. AUSTIN MILLER (1957)
CLIMATOLOGIA

...Em virtude da inexistência de uma teoria sobre o clima mundial, o mecanismo das variações climáticas ainda é insuficientemente explicado


JOSÉ BUENO CONTI
CONSIDERAÇÕES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS (2000)

Quando o juazeiro flora, em novembro, é sinal de inverno tardio.


JOSÉ ERASMO BARREIRA
SERTANEJO DE 67 ANOS DE QUIXADÁ
PROFETA DO CLIMA

Mandacaru Quando fulora na seca É o sinal que a chuva chega No sertão


ZÉ DANTAS E LUIZ GONZAGA
O XOTE DAS MENINAS

...Despontam vivendas pobres; algumas desertas pela retiradas dos vaqueiros que a seca espavoriu...


EUCLIDES DA CUNHA
TRECHO DO ROMANCE OS SERTÕES

Conhecer a atmosfera do planeta Terra é uma das aspirações que vêm sendo perseguidas pela humanidade desde os tempos mais remotos.


FRANCISCO MENDONÇA E INÊS MORESCO DANNI-OLIVEIRA (2007)
CLIMATOLOGIA:NOÇÕES BÁSICAS E CLIMAS DO BRASIL

- E nem chove, hein, Mãe Nácia? Já chegou o fim do mês...Nem por você fazer tanta novena... - Tenho fé em São José que ainda chove! Tem-se visto inverno começar até em abril.


RACHEL DE QUEIROZ
TRECHO DO ROMANCE O QUINZE

Qualquer classificação climática deve acompanhar de perto a realidade viva.


MAX SORRE
OBJETO E MÉTODO DA CLIMATOLOGIA (1934)

Ao longo dos séculos, os observadores do céu, como agricultores, pastores e navegantes, acumularam conhecimentos práticos que permitiram compreender melhor as mudanças do tempo.


PROJETO BRASILEIRO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O TEMPO E O CLIMA (1980)

Entonce o nortista Pensando consigo Diz: isso é castigo não chove mais não...


PATATIVA DO ASSARÉ
TRISTE PARTIDA

Chamada aberta para o livro "Clima, Sociedade e Território"

Chamada aberta para o livro "Clima, Sociedade e Território" - Coleção Estudos Reunidos Paco Editorial



Segue abaixo o link para os pesquisadores interessados em submeter capítulo no livro: Clima, Sociedade e Território, organizado pelo Prof. João Lima Sant´Anna Neto, pela editora Paco. O prazo para o envio do capítulo é dia 20 de março, mas o Prof. João Lima está negociando para o dia 31 de março.

Os interessados devem buscar informações nos endereços:

Link do site da editora: http://editorialpaco.com.br/publique-capitulo-na-obra-clima-sociedade-e-territorio/



"Resumo da proposta:



O tema sugerido para a chamada de publicação de capítulo, busca trabalhos que tratem do fenômeno climático (variabilidade, mudança, tendências) e suas relações com a produção do espaço (urbano, regional e ambiental) na perspectiva dos riscos e da vulnerabilidade das populações e de seus territórios. O tema das mudanças climáticas e de seus impactos na humanidade e no Planeta tem recebido cada vez mais atenção e preocupação por parte dos governos e da sociedade civil. Mais da metade da população mundial vive em cidades em que o aumento da temperatura, o desconforto térmico e os episódios extremos de vendavais, chuvas intensas, entre outros, tem sido uma constante em seus cotidianos. O impacto das manifestações do clima não pode ser atribuído apenas aos seus processos físicos naturais, mas, também à forma com que se tem produzido o espaço/território. Com o aumento das desigualdades e da segregação socioespacial, os diversos grupos sociais não experimentam os desastres climáticos/meteorológicos da mesma maneira.

Nesta perspectiva, a proposta desta obra seria reunir pesquisadores que tem se dedicado ao estudo das relações entre o clima e a sociedade em busca de identificar o tamanho e a dimensão dos riscos e da vulnerabilidade."



Por favor, compartilhe com seus contatos e em caso de dúvidas e interesse entrem em contato com o e-mail que recebe os textos seletiva@editorialpaco.com.br para que fique tudo registrado.



Atenciosamente



Margarete Amorim

Diretora-Presidente da ABClima

Gestão 2018-2020

© 2020 - ABClima - Todos os direitos reservados.
Idealização e desenvolvimento: Charlei A. da Silva (2013/2014)
Programação: Excla!m