...olha vai chover, depois vai fazer frio, os paturis estão passando. Não esquece de levar blusa!


DONA HELENA
CONHECIMENTO POPULAR...CARINHO DE MÃE

...para o geógrafo, considerar o clima como sendo resultado de uma média é transformá-lo em uma generalização.


ERCÍLIA TORRES STEINKE
CLIMATOLOGIA FÁCIL (2012)

...O clima é assim o artista da vida.


AFRÂNIO PEIXOTO (1938)

Ao longo dos séculos, os observadores do céu, como agricultores, pastores e navegantes, acumularam conhecimentos práticos que permitiram compreender melhor as mudanças do tempo.


PROJETO BRASILEIRO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O TEMPO E O CLIMA (1980)

É impressionante como o cheiro que exala do solo recém molhado pela chuva me faz lembrar de minha avó. Lembro-me de vê-la falar....Esta é melhor para se beber, é água de chuva.


CHARLEI APARECIDO DA SILVA
Dissertação da Mestrado (2001)

...Despontam vivendas pobres; algumas desertas pela retiradas dos vaqueiros que a seca espavoriu...


EUCLIDES DA CUNHA
TRECHO DO ROMANCE OS SERTÕES

Entonce o nortista Pensando consigo Diz: isso é castigo não chove mais não...


PATATIVA DO ASSARÉ
TRISTE PARTIDA

Qualquer classificação climática deve acompanhar de perto a realidade viva.


MAX SORRE
OBJETO E MÉTODO DA CLIMATOLOGIA (1934)

Em nenhuma parte do mundo o regime de precipitação pluviométrica é distribuído igualmente.


EDMON NIMER E ANA MARIA P.M. BRANDÃO
BALANÇO HÍDRICO E CLIMA DA REGIÃO DOS CERRADOS (1989)

- E nem chove, hein, Mãe Nácia? Já chegou o fim do mês...Nem por você fazer tanta novena... - Tenho fé em São José que ainda chove! Tem-se visto inverno começar até em abril.


RACHEL DE QUEIROZ
TRECHO DO ROMANCE O QUINZE

Nota de falecimento: Profa. Dra. Maria da Graça (UFSM)

Com pesar a Diretoria da ABClima comunica o falecimento da professora Maria da Graça Barros Sartori. Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria no ano de 1972, tornou-se Mestre em Geografia Física pela USP em 1976 e Doutora em 2000.

Docente da Universidade Federal de Santa Maria por muitos anos aposentou-se como Professora Titular, mas nunca deixou de atuar, de pesquisar e contribuir com a Climatologia brasileira. Nos Cursos de Geografia, Licenciatura e Bacharealdo, e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM ao longo de sua vida formou mais de uma dezena de alunos e alunas, sob sua orientação muitos foram aqueles que se apaixonaram pela Climatologia, optaram por pesquisar em Climatologia. Orientandos seus hoje estão trabalhando com Climatologia no Brasil e dando continuidade ao seu trabalho, sinal de frutos que germinaram.

A pesquisadora Maria da Graça tinha como ideal pesquisar o Clima do Rio Grande do Sul, envolvendo ambientes rurais e urbanos. Aguerrida e esperançosa deixa inacabado o projeto "A dinâmica climática no espaço geográfico sul-riograndense e as relações clima-saúde, clima-produção agrícola e clima-cidade"

Pró-ativa participou da fundação da ABClima, como sócia-fundadora era integrante do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Climatologia. Assim a Diretoria da ABCLIMA (Gestão 2012-2014) deseja nesse momento manifestar condolências à família.

A imagem que fica para aqueles que a conheceram é de uma imagem de uma mulher íntegra, forte, corajosa, elegante, além de excelente professora e pesquisadora.

A Diretoria da ABCLIMA

© 2020 - ABClima - Todos os direitos reservados.
Idealização e desenvolvimento: Charlei A. da Silva (2013/2014)
Programação: Excla!m